Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

HONRA E RESPEITO-PALAVRA E AÇÃO

Há duas causas para todos os mal-entendidos: não dizer o que queremos dizer, e não fazer o que dizemos. Quando dizemos o que queremos e fazemos o que dizemos, tornamo-nos confiáveis. Muitas sociedades indígenasreconhecem que a falta de alinhamento entre palavra e ação resulta sempre em perda de poder e efetividade.
Veja o que nos descreve o CHEFE TOURO SENTADO no livro de Roger Moody - A voz dos indígenas-:
"-QUAL O TRATADO QUE OS BRANCOS RESPEITARAM E OS PELE-VERMELHAS QUEBRARAM? NENHUM.
QUE TRATADOS OS BRANCOS FIZERAM CONOSCO E ELES RESPEITARAM? NENHUM.
QUANDO EU ERA MENINO, OS SIOUX ERAM OS DONOS DO MUNDO; O SOL NASCIA E SE PUNHA EM SUAS TERRAS; ENVIAVAM DEZ MIL HOMENS ÀS BATALHAS.
ONDE ESTÃO OS GUERREIROS HOJE? QUEM OS ESCRAVIZOU? ONDE ESTÃO NOSSAS TERRAS? QUEM AS POSSUIU? QUAL É O HOMEM BRANCO QUE PODE DIZER QUE EU JAMAIS ROUBEI SUA TERRA OU UM CENTAVO SEQUER DE SEU DINHEIRO?NO ENTANTO, ELES ME CHAMAM DE LADRÃO. QUE MULHER BRANCA, AINDA QUE DESPROTEGIDA, JAMAIS FOI ESCRAVIZADA OU DESRESPEITADA POR MIM? E, NO ENTANTO, ELES DIZEM QUE EU SOU UM ÍNDIO MAU. QUE HOMEM BRANCO JAMAIS ME VIU EMBRIAGADO? QUEM JAMAIS ME VIU BATENDO EM MINHAS ESPOSAS OU ABUSANDO DE MEUS FILHOS? QUE LEI EU DESRESPEITEI? É ERRADO QUE EU AME AOS MEUS? SOU DESGRAÇADO PORQUE MINHA PELE É VERMELHA? PORQUE EU SOU SIOUX, PORQUE NASCI ONDE VIVEU MEU PAI, PORQUE MORRERIA POR MEU POVO E MEU PAÍS ?"

- Seja qual for nossa identidade cultural. é importante levar em consideração os tratos pessoais e profissionais que fizemos e honramos, e aqueles que quebramos. As crianças reconhecem a importância de resguardarmos nossa confiabilidade, honrando os contratos que fazemos quando gritam: " Mas você quebrou sua promessa!"

Um comentário:

  1. É verdade!

    Maria Luiza, estou acompanhando o teu Blog!

    Se puder, visite o meu!

    Abraços

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.